Loja Virtual

Em 2016, o Brasil
arrecadou aproximadamente
53,4 bilhões de reais
com as vendas em
lojas virtuais.

A loja virtual, também conhecida como site e-commerce, é um site que permite a venda por meio da internet. O consumidor acessa a loja virtual de qualquer lugar, escolhe os produtos ou serviços desejados, paga pelo próprio site e aguarda a entrega no local cadastrado por ele.

A criação de loja virtual é uma poderosa ferramenta de venda pois facilita a vida do cliente que pode comprar sem sair de casa, evitando fila, estacionamento, trânsito e, principalmente, poupando seu tempo. Nela, você pode disponibilizar todas as características do produto, incluindo tamanhos e cores disponíveis.

As lojas virtuais devem ter uma estrutura completa que permita que o consumidor faça sua compra sem dificuldades. Elas podem oferecer diversos tipos de pagamentos, como: boleto bancário, transferência eletrônica, financiamento e cartão de crédito. Também é possível ter o cálculo automático do frete e cadastrar produtos e preços com a possibilidade de mudar as informações a qualquer momento.

Como isso funciona na prática?

Imagine uma loja de roupa localizada em São Paulo que começa a receber e-mails de pessoas interessadas em seus produtos, mas que são de outros estados. Se a loja ignorar esses clientes ela perderá uma grande oportunidade de expandir seus negócios.

Mas, por outro lado, abrir uma franquia em outra cidade exige muitos custos, contratação de funcionários e outros recursos que não são viáveis no momento. Mesmo fazendo tudo isso, o atendimento da nova loja irá se limitar apenas a uma região.

Por outro lado, se essa loja criar um site de vendas online, ela não precisará contratar vendedores, nem pagar uma nova sala comercial. Ela poderá manter seu estoque atual e ainda oferecer seus produtos para todo o país e, se desejar, para o mundo todo.

Sua loja virtual deve:

1. Ser personalizada e atrativa

Sua loja virtual precisa ser bonita para o consumidor que você quer atingir. É preciso pensar na personalidade e características do seu cliente para entender suas preferências visuais. Para sua loja virtual ser atrativa ela também deve ter uma navegação rápida e de fácil entendimento.

2. Ser responsiva

Em 2014, o uso do celular para acessar a internet ultrapassou o computador pela primeira vez conforme dados divulgados pelo IBGE. O celular era usado em 80,4% das casas que tinham acesso à internet. Esse número não para de crescer.

Criar uma loja virtual responsiva significa ter um site de vendas online que se adapta a qualquer tamanho de tela, seja um computador, celular ou tablet. Isso deixa a navegação mais rápida, as informações mais fáceis de serem localizadas e traz maior credibilidade para o seu negócio, evitando que o cliente desista da compra por ter dificuldade no acesso do conteúdo.

3. Ser otimizada

A otimização é uma série de configurações técnicas e de conteúdo que melhoram o posicionamento da loja virtual em resultados de pesquisa do Google e outros buscadores, o que faz com que os seus clientes em potencial te encontrem mais rapidamente, atraindo mais vendas para o seu negócio.

4. Ser integrada com redes sociais

A criação de lojas virtuais precisa incluir a integração com as redes sociais. Em 2016 o Brasil já contava com 93,2 milhões de pessoas usando as redes sociais, a tendência é que esse número continue crescendo. Assim, permitir e facilitar que os usuários compartilhem produtos ou serviços da sua loja virtual nas redes sociais faz sua marca alcançar mais pessoas, aumentando suas vendas de forma gratuita.

Quem precisa ter uma loja virtual?

Os brasileiros estão cada vez mais confiantes em realizar compras online. Em 2014 o Brasil já estava entre os dez primeiros colocados entre os países que mais realizam vendas online conforme dados da Ebit.

A criação de loja virtual é indicada para quem deseja vender produtos ou serviços de forma mais prática para o seu cliente, seja para um negócio local ou para um atendimento nacional. A loja virtual pode substituir a loja física ou pode incrementar as vendas da empresa.

Os segmentos de moda, acessórios, eletrodomésticos, livros, assinaturas, saúde, cosméticos, perfumaria e telefonia foram alguns dos que mais cresceram em vendas online em 2016 (Ebit).

Quais as vantagens da criação de loja virtual?

1. Baixo custo operacional

Em comparação com uma loja física, uma loja virtual exige um baixo custo operacional, pois não necessita de aluguel/compra de imóvel, contratação de funcionários, muitos impostos, decoração, limpeza e outras dispesas. Sem a necessidade de oferecer comissão para vendedores, a sua taxa de lucro é maior, possibilitando maiores descontos para os seus clientes.

2. Venda em qualquer horário

Com a criação de loja virtual, você oferece seus produtos ou serviços todos os dias, 24 horas por dia, tudo sem a necessidade de pagar hora extra.

3. Acesso em qualquer lugar

O seu cliente pode estar almoçando em um restaurante e pensar em comprar seu produto. Se sua loja foi criada por profissionais qualificados, ela será responsiva e poderá ser acessada do celular ou tablete, permitindo que ele faça a compra naquele momento, sem esperar chegar em casa e poder mudar de ideia.

4. Burocracia

Apesar de ser preciso realizar alguns procedimentos para o funcionamento de uma loja virtual, ela exige menos burocracias do que a loja física e é mais rápida de ser montada.

5. Mensuração de resultados

O gerenciamento dos estoques e o acompanhamento do desempenho do seu negócio são mais simples de serem feitos em lojas virtuais. Elas oferecem dados que facilitam o entendimento do comportamento dos seus consumidores, assim é possível saber o que o cliente procura e analisar o desempenho de campanhas.

Por que contratar profissionais para criação de lojas virtuais?

Uma agência de criação de lojas virtuais em São Paulo, Guarulhos ou qualquer outro lugar do Brasil realmente qualificada sabe que, além de um design bonito e atrativo, a loja virtual precisa ser funcional para trazer resultados.

Como falamos anteriormente, uma loja virtual bem sucedida precisa ter carregamento rápido e ser facilmente entendida pelos usuários. Além disso, ela precisa ser responsiva e otimizada.

Uma loja virtual otimizada envolve muitos conhecimentos específicos pois se diferencia de sites institucionais. As lojas virtuais têm páginas muito parecidas, o que requer certos cuidados na hora da otimização, pois o Google pode penalizá-las, fazendo com que não apareçam quando o usuário pesquisar pelo produto que elas possuem.

Não aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google e outros buscadores com certeza influenciará de forma negativa suas vendas online.

Dúvidas Frequentes:

Fique atento ao código de defesa do consumidor voltado para e-commerce. O essencial é que a sua loja tenha as seguintes informações de forma visível e com fácil acesso: endereço da loja física da empresa, razão social, CNPJ, telefone, formulário de contato, descrição detalhada dos produtos ou serviços, formas de pagamento, informações sobre taxas adicionais cobradas, prazo de entrega, contrato de compra, descrição e condições de ofertas, resumo da compra no carrinho e as condições de troca e devolução.

Existem ferramentas de inteligência artificial que analisam as informações antes de autorizar uma compra, como o rastreamento de cartão, verificação de endereço, definição de grau de risco e validação do código de segurança.

Uma loja virtual que faz a venda em sua própria página precisa, obrigatoriamente, do certificado digital SSL. Sua função é criptografar as informações fornecidas pelos usuários, o que evita que qualquer pessoa possa decodificar esses dados.

Profissionais qualificados são essenciais para garantir maior segurança para sua loja virtual.

Se o seu estoque for o mesmo que o da loja física, existem ferramentas de integração que irão facilitar esse controle. As entregas podem ser de origem própria (carros, motos e caminhões, existem também empresas que cuidam da gestão das entregas), transportadora (é preciso verificar se o volume de entrega atende sua demanda) e Correios (recomendado para e-commerces que tenham produtos de menor volume e peso).

Podemos te ajudar com a criação de lojas virtuais

A Agência Intensiva é uma agência que trabalha com publicidade e criação de lojas virtuais em São Paulo e Guarulhos, mas podemos lhe atender em qualquer região do Brasil.

Somos especialistas na criação de lojas virtuais que geram resultados. Planejamento, criatividade, conhecimento na área e tecnologia é o que nos move em direção ao sucesso dos nossos clientes.

Entre em contato hoje mesmo e solicite seu orçamento para criação de loja virtual!

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