Saber como produzir vídeos para redes sociais é vital hoje em dia. Isso porque não importa se foi pelo seu computador, smartphone, tablet ou smartTV. Você, certamente, já assistiu dezenas ou centenas de vídeos essa semana. E esses vídeos variam não somente em forma. Mas, também, em conteúdo. Podem ser desde peças de publicidade, noticiários, temáticos ou, até mesmo, momentos do cotidiano compartilhados.

E essa é a nova forma de consumo de conteúdo, no mundo e, aqui mesmo, no Brasil. Aqui, na semana, passamos, em média, 19 horas assistindo a vídeos em plataformas digitais.

Se compararmos com os últimos 4 anos, podemos notar um aumento assombroso. Na ordem de 135%. Esses são os dados decorrentes da pesquisa da agência Provokers.

No mundo, a média tende a se atenuar em razão de países com uma oferta de internet menor. Mesmo assim, houve um aumento. Nesse caso, de 14 para 35 minutos, dentro de um período de 4 anos. Por isso, muitas empresas incluem a produção de vídeos em suas campanhas publicitárias. Isso tanto para reforçar a marca quanto para aumentar o engajamento ou, simplesmente, o seu faturamento.

Para que mensuremos o impacto, estudo da empresa Forrester Research mostrou o valor de um minuto de vídeo. Ele tem o poder de afetar tão grande quanto 1,8 milhão de palavras.

Todos os dias, 570 mil horas de vídeos são publicadas no YouTube. Isso é o equivalente a pouco mais de 65 anos!

Se somarmos outros serviços, é possível entender porque esse é um mercado competitivo. Assim, é necessário como trabalhar nele. Isso passa por entender sua audiência e gerar mais impacto em menos tempo nela. Para facilitar esse processo, preparamos uma lista com 5 dicas sobre produção de vídeos, especialmente, para você. Fique com a gente.

  • Não Desmereça o Seu Celular

Afinal, ele, também é capaz de ser um equipamento de gravação profissional. Isso pois estamos em um mundo em que smartphones, com boas câmeras já são uma realidade acessível para boa parte das pessoas.

Por isso, a não ser que seus olhos sejam muito bem treinados, é muito difícil diferenciar a qualidade de um vídeo gravado com celular de um feito com equipamento próprio. Assim, a possibilidade de criação está, literalmente, nas mãos de qualquer pessoa.

Por isso mesmo que (ao menos, no primeiro momento) você não precisa ter um equipamento próprio para vídeo. E também não é necessário ter um celular muito caro ou moderno para fazer bons vídeos.

Basta que você utilize, adequadamente, os recursos que tem à mão. Os recursos presentes em um celular comum podem lhe ajudar muito na produção de vídeos.

E, além disso, existe uma infinidade de aplicativos que podem lhe ajudar na gravação e na edição de vídeos. Muitos deles gratuitos ou muito baratos. Além de ajudar com o vídeo, eles podem ser úteis na hora de acrescentar som ou efeitos. Falando em som, tenha muito cuidado quando for gravar o seu. Isso porque um som de baixa qualidade pode ser a diferença entre sua audiência continuar com você ou não. E, muitas das vezes, ele fica mais alto ou mais baixo do que queremos. Por isso, se possível, grave o som separadamente. Mesmo no idioma original, a dublagem é mais comum do que se imagina.

  • Devo Optar Por Vídeos na Horizontal ou na Vertical?

Não existe resposta pronta para essa pergunta. Isso porque o formato do vídeo está, intimamente, ligado à sua narrativa. Ou seja, da forma como você se decidiu por contar a história.

Com a popularização do Stories, do Instagram, vídeos na vertical ganharam muito mais espaço. Especialmente por se encaixarem, perfeitamente, na tela dos celulares.

Além desse encaixe nas mãos, existe a questão do enquadramento. Um celular na vertical permite focos que não são possíveis na horizontal, como a fala de um apresentador ou a performance de um artista.

Entretanto, filmar na vertical não se torna mais fácil que na horizontal. Isso porque você precisa pensar, muito melhor, os movimentos com o seu celular.

E, além disso, existem mudança na hora da edição. Ângulos variados podem ajudar bastante, em comparação a uma câmera fixa.

Quando falamos de vídeos na horizontal, as vantagens se encontram na oportunidade de incluir mais conteúdo na tela, em um único quadro. Assim, se você quiser filmar paisagens ou locações maiores, esse se torna o formato ideal.

E, caso você esteja, ainda, na dúvida, não se desespere. Existe, ainda uma solução. O aplicativo Firework lhe dá a possibilidade de filmar tanto na vertical, quanto na horizontal, ao mesmo tempo.

  • Estabeleça Uma Conexão Com Seu Público

Temas não faltam para os vídeos, de artes até física, de música até esporte. Passando por fotografia, filosofia, gastronomia e até o seu dia a dia.

E não é para menos. Lembra-se dos 65 anos que são postados a cada dia? Pois bem.

Sendo, fisicamente, impossível que um ser humano consuma todo esse conteúdo, significa, que ele terá de fazer escolhas. E não só uma pessoa, todos fazem escolhas, quando essas convergem para um ponto em comum, temos um público formado.

Por isso, independentemente do tópico que você for tratar, é necessário que você prenda a atenção do seu público. E, para isso, é preciso que você conte uma boa história e, sempre que possível, inclua ele na narrativa.

O personagem que você (ou alguém da equipe) veste e o formato da história, quando existe essa interação, trazem apenas benefícios. A retenção do público é maior. Especialmente quando o conteúdo é interativo e envolvente.

Mesmo que o seu conteúdo seja educativo, é possível abrir mão desses recursos. Assim, o aprendizado se torna mais divertido e menos cansativo.

A qualidade do seu conteúdo impacta, diretamente, sua audiência. Além de criar mais engajamento e conexão com você. Para isso, é necessário que você dê atenção a alguns pontos.

Podemos citar, como exemplo: a periodicidade dos seus vídeos e, também, a consistência deles. Esses fatores são tão importantes quanto a qualidade do conteúdo.

Também, não espere que um dos seus vídeos se tornará um viral instantâneo. O sucesso vem com o tempo. E muito trabalho duro.

  • A Edição dos Vídeos Está Muito Mais Fácil

Sem dúvidas, o conteúdo é uma parte muito importante do vídeo. Mas, em muitas vezes, ele não é a única coisa a qual você precisa dar atenção.

Uma boa edição pode deixar o seu vídeo, ainda mais dinâmico e divertido. E já sabemos que isso atrai mais o seu público.

Entretanto, até bem pouco tempo atrás, a edição de vídeo era um trabalho difícil, penoso e tedioso. Era necessária uma ilha de edição, computadores dedicados, softwares caros e muitos outros equipamentos dispendiosos.

E tudo isso encarecia o processo, além de torná-lo muito mais demorado. Poucas pessoas tinham acesso a esse equipamento e ao conhecimento necessário para operá-lo.

Felizmente, as coisas mudaram hoje, atualmente, com um celular um pouco melhor que a média, é possível filmar e editar o vídeo, logo em seguida. Tudo acelera o a produção de vídeos para redes sociais.

E, além disso, não faltam aplicativos de edição de vídeo. Isso sem pagar nada ou pagando muito pouco por eles. Com todas essas tecnologias, é cada vez mais fácil se produzir vídeos, mesmo que você seja um amador.

  • Categorias Populares

Duas das categorias que mais se destacam, dentre eles, podemos citar os vídeos de dicas e os da categoria “como fazer”.

Esse tipo de vídeo surge como uma resposta para as dúvidas que todos nós temos, quando vamos adquirir um produto. Mas essas não são as únicas categorias que merecem sua atenção se você quer produzir vídeos para redes sociais.

Há algum tempo, fizeram sucesso os vídeos de unboxing. Hoje, podemos dizer que eles evoluíram para vídeos de resenhas ou de dicas de produtos e serviços a se contratar. Essa categoria tem arrebanhado uma grande audiência.

E as formas de se apresentar esse tema, também, variam bastante. Existem aqueles que, simplesmente, reúnem dicas e conselhos. Enquanto outros preferem investir em um formato que vem crescendo bastante nos últimos anos: o storytelling.

Alguns também preferem convidar especialista ou influenciadores digitais. Isso passa uma autoridade maior para a sua audiência.

Entretanto, o fundamental para se produzir vídeos para redes sociais é, sempre, se colocar no lugar do seu público. Pense que nem todos possuem o mesmo conhecimento que você, por exemplo, ensine como gostaria de ter sido ensinado.

E, também, procure, de maneira leal, estar à frente de sua concorrência. Para isso, pode ser interessante investir em vídeos curtos, com uma edição mais fácil e frequência maior.

E, se você quer saber como produzir verdadeiras histórias, fale conosco da Intensiva. Temos uma equipe profissional que vai lhe auxiliar na melhor maneira de produzir vídeos para redes sociais.

São PauloRua Cláudio Soares, 72 - Pinheiros
GuarulhosAv. Salgado Filho, 252 - Cj 507 - Centro

Agência Intensiva © 2022. Todos os Direitos Reservados.

×